Por que montar um prato colorido?

16.08.2017


Você já ouviu falar que, quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é? Essa é uma verdade! Confira em nosso blog o poder das “cores” dos alimentos e adicione já ao seu prato!

“A coloração de um alimento demonstra a predominância de determinados nutrientes ou fitoquímicos – substâncias encontradas em vegetais e frutas que possuem papel ativo na melhora da nossa saúde e prevenção de algumas doenças”, explica Juliana Rossi Di Croce, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional.
Para cada cor, muitos benefícios! Quer saber o que está por trás da cartela de cores alimentar?

Veja só:

Roxo: beterraba, berinjela com casca, repolho roxo, cereja, ameixa, uva rubi, por exemplo, são ricos em antocianinas, elemento responsável pela pigmentação. “Essa substância atua na prevenção de doenças cardíacas e infarto, inibindo a formação de coágulos e ajudando na redução do colesterol”, explica a nutricionista.

Vermelho: a cor, presente no tomate, goiaba, melancia e morango, indica a presença do licopeno, nutriente que atua na prevenção de doenças como o câncer e no combate à degeneração das células. Um aliado e tanto na prevenção do envelhecimento precoce.

Laranja/amarelo: nectarina, laranja, mamão, papaia, pêssego, abacaxi e maracujá possuem ação protetora das células e ainda são ricos em fibras que melhoram o funcionamento intestinal, prevenindo a prisão de ventre.

E tem mais: são fontes de vitamina C, fundamental para o sistema imunológico e ao sistema nervoso.

Laranja: manga, tangerina, cenoura, abóbora, pêssego são ricos em betacaroteno, substância utilizada pelo organismo para produzir a vitamina A. Ela é essencial para a saúde dos olhos e prevenção de infecções. Também proporciona força, elasticidade e vigor à pele e cabelos.

Além disso, o betacaroteno é o responsável por prolongar o bronzeado.

Verde/amarelo: alface, folhas de mostarda, abobrinha, vagem, ervilha, ervilha-torta, pepino com casca, abacate, kiwi e milho possuem carotenoides, substâncias que estimulam o sistema imunológico e, por isso, evitam tanto os processos inflamatórios da pele como o desenvolvimento de degenerações que comprometam a visão.

Branco/verde: acelga, endívia, erva-doce, salsão, alho-poró, cebolinha, cebola, alho, cogumelos pertencem ao grupo de alimentos ricos em flavonoides, que têm ação anticancerígena. O alho e a cebola ainda atuam na proteção do sistema cardiovascular e agem como analgésico e anti-inflamatório.

Certos alimentos brancos, como leite, queijo, banana e feijão branco, ainda podem ser fonte de cálcio e fósforo, minerais essenciais na formação e manutenção dos dentes e ossos e na elasticidade dos músculos.

Verde-escuro: brócolis, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, espinafre, escarola e salsinha são fontes de ferro e auxiliam na prevenção da anemia, principalmente se consumidos junto com alimentos fonte de vitamina C. Além disso, são ricos em fibras, favorecendo o bom funcionamento do intestino.

 

Demorou para fazer aquele arco-íris no seu prato agora mesmo?